sábado, 2 de outubro de 2010

sarcoma?

Dr. Maurício é ortopedista oncológico, mestre, doutor e professor da UNICAMP. Uma pessoa super conceituada que dispensa maiores comentários. Além disso, foi colega de turma da esposa do meu primo (a Bel) e do meu cirurgião plástico Adriano.
Ficamos apreensivos na consulta. O dr. Maurício olhava com certa inquietude as imagens do exame de ressonância.
E veio a bomba: sr. Odilon, o caso do sr. é muito grave. O tumor ocupa uma grande extensão da coxa, atinge (envolve) os feixes de circulação e uma cirurgia aqui nesse caso pra ressecar o tumor é de grande risco para sua vida. Entre salvar sua perna ou sua vida eu salvo sua VIDA. Mas pra isso será necessário amputar completamente sua perna!!!
Meus pais estavam sentados, eu em pé. Paralizamos, cada um da sua maneira ao ouvir as palavras do Maurício.
Pra mim não era surpresa, pois diante do quadro que meu pai apresentava eu sabia que a amputação era um dos caminhos.
Mesmo sem ter o resultado da biopsia em mãos o histórico da doença e o "olhômetro" apontava para o Sarcoma.
E Sarcoma é um tipo de tumor muito agressivo e não ia responder bem a tratamento de quimioterapia e radioterapia.
Saimos do consultório com cirurgia de amputação total marcada para o dia 12/08.
Estávamos mudos e mudos ficamos no caminho de volta pra casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário